Como a alta da Selic afeta você : ainda vale a pena fazer financiamento?

A notícia de aumento da taxa Selic gerou algumas preocupações, principalmente para quem estava se planejando para fazer um financiamento e realizar o sonho da casa própria.

Se esse é o seu caso, este conteúdo é para você! 

Explicaremos melhor o que é a Selic e como essa alta pode influenciar a compra de imóveis. Confira!

Mudanças na taxa básica de juros causam questionamentos sobre a viabilidade de financiamentos

O que é a Taxa Selic?

A Selic é a taxa básica de juros no país e funciona como referência para investimentos de renda fixa e operações de crédito, como é o caso do financiamento de imóveis.

Nos últimos anos, acompanhamos uma situação contrária à atual, ou seja, de queda da Selic. Isso facilitou o acesso ao financiamento e aqueceu o mercado imobiliário com o aumento do interesse e do fechamento de compras de imóveis.

Afinal, quando a taxa Selic cai, os empréstimos ficam mais acessíveis devido à queda também dos juros nessas operações. 

No entanto, em 2021 estamos vivenciando um período diferente. A alta da taxa Selic movimentou empresas e especialistas no setor imobiliário para clarearem qual é, de fato, a situação atual e as possíveis ramificações dessa alteração.

WhatsApp Image 2021-06-11 at 15.38.04.jpeg
Selic teve baixa considerável nos últimos anos.

Como a alta da Selic impacta o financiamento de imóveis?

No mercado imobiliário, a alta da Selic gera insegurança e dúvidas por poder levar a um aumento da taxa de juros de financiamentos e, assim, diminuir o interesse e até mesmo o acesso da população à casa própria.

Com a Selic subindo, não só as taxas cobradas nos empréstimos podem ser impactadas negativamente, mas também as condições de crédito e a atratividade do setor para investidores.

Tendo em vista essa relação entre a taxa e o financiamento, podemos dizer que essa preocupação é válida, afinal, a previsão é de que, até o fim do ano, a taxa Selic chegue a 5%

No entanto, precisamos considerar que, mesmo chegando a essa porcentagem, a taxa ainda estará baixa se comparada a outros anos em que esteve entre 10-15% ao ano.

Além disso, a alta da Selic não implica em maior dificuldade para financiamento imediatamente.

Considerando que o financiamento imobiliário é um investimento que pode chegar a até 35 anos, não são apenas as taxas do momento que importam, mas também as previsões de médio e longo prazo. 

E um dos motivos para essa subida não preocupar tanto quem está com planos de financiar é a própria situação do mercado imobiliário. 

Mesmo com todas as crises geradas pela pandemia de Covid-19 em 2020, o mercado imobiliário fechou o ano passado em alta, comparado a 2019. Com as mudanças na rotina, o isolamento social e a adoção do trabalho remoto, muitas pessoas decidiram buscar imóveis mais adequados às necessidades dessa nova realidade.

Sendo assim, após alguns anos parado, o setor está passando por um período de aquecimento — então ainda pode ser, sim, um bom momento para comprar imóveis, pelo menos antes que os preços sofram os impactos.

Taxa de juros é um dos principais itens que afetam valores de financiamentos.

Encontre o imóvel ideal para você

A alta da Selic é um alerta para o mercado e para quem pensa em fazer um financiamento em breve. No entanto, pelo menos agora, não precisa ser encarada como uma barreira ou impeditivo para a compra do seu imóvel.

Para garantir que o seu investimento será vantajoso, busque uma imobiliária de confiança. Na Private Imóveis, nós priorizarmos a experiência dos nossos clientes e temos o objetivo de mover as pessoas para o seu melhor lugar. 

Esse é o seu interesse? Entre em contato conosco e conte com a nossa especialidade para encontrar o lugar ideal para você.